Apresentação

Autores

  • Fernanda Castelano Rodrigues Universidade Federal de São Carlos
  • Jorge Rodrigues de Souza Junior IFSP / ABH
  • María Teresa Celada Universidade de São Paulo / Associação de Professores de Espanhol do Estado de São Paulo

Resumo

Determinados acontecimentos que envolvem o ensino de espanhol e das línguas em geral, especialmente impulsionados pela implementação (em cumprimento da Lei Nº 13.415/2017) da BNCC de 2018, nos levaram a pensar a importância de formular a chamada de um dossiê específico para este número da revista abehache, cujo título é o que encabeça esta apresentação: “Políticas plurilingues na Educação Básica: realidades e (im)possíveis projeções”. De fato, a sanção dessa lei federal, originada na Medida Provisória Nº 746 de 2016, implicava, no caso das línguas, pelo menos duas consequências, cuja consideração nos permitirá resgatar aspectos que possibilitem compreender melhor os motivos de nossa proposta.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fernanda Castelano Rodrigues, Universidade Federal de São Carlos

    Professora Associada da Área de Língua Espanhola e suas Literaturas do Departamento de Letras da Universidade Federal de São Carlos desde 2008. Docente efetiva do Programa de Pós-Graduação em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-americana do Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Graduação em Letras pela Universidade de São Paulo (1996 - Licenciatura e Bacharelado), Mestrado (2003) e Doutorado (2010) em Letras - Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana pela mesma universidade. Pós-Doutorado como Pesquisadora Colaboradora do Centro de Pesquisa Políticas, Enunciação, História, Materialidades, Sexualidades (POEHMAS) do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (2018). Especialização em Políticas Públicas para a Igualdade na América Latina (2018) pelo Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (CLACSO). Desenvolve e orienta pesquisas principalmente nos seguintes temas: ensino/aprendizagem de língua espanhola no Brasil; políticas linguísticas; direitos linguísticos; legislação linguística; legislação educacional. Membro da Comissão de Políticas Públicas da Abralin (2022-2023). Membro da diretoria da Associação Brasileira de Hispanistas nos biênios 2008-2010 e 2010-2012. Diretora do Instituto de Línguas da UFSCar de 2016 a 2017. Presidenta do Sindicato dos Docentes em Instituições Federais de Ensino Superior dos municípios de São Carlos, Araras e Sorocaba (ADUFSCar-Sindicato), biênio 2021-2023. Membro da Associação de Professores de Espanhol do Estado de São Paulo (APEESP) e da Associação Brasileira de Hispanistas (ABH).

  • Jorge Rodrigues de Souza Junior, IFSP / ABH

    Doutor em Letras pelo Programa de Pós-graduação em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-americana da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP) e Mestre em Linguística Aplicada pelo Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus São Paulo, desde 2014, atuando como docente de língua espanhola para cursos do Ensino Médio e Superior e de disciplinas na área de Linguística para o curso de Licenciatura em Letras. Nessa instituição é representante da Assessoria de Relações Internacionais no campus São Paulo e coordenador do Centro de Línguas desse campus. Desenvolve projetos de extensão e de iniciação científica, sobretudo na área de ensino de língua espanhola e de Português como Língua Adicional para hispano-falantes. Orienta pesquisas de Iniciação Científica na graduação e de Trabalhos de Conclusão de Curso em nível de pós-graduação na Especialização em Docência na Educação Superior do IFSP São Paulo. É membro dos grupos de pesquisa (CNPq) Análise de produtos culturais brasileiros e hispânicos: estudos discursivos e culturais (UNIFESP-CNPq) e Grupo de Estudos da Linguagem do Instituto Federal de São Paulo (IFSP-CNPq). É membro da Comissão de Linguística Aplicada da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN) e membro de comissões científicas de periódicos e de congressos na área de Linguística Aplicada e de Linguística. Como docente e como pesquisador atua no ensino de espanhol para brasileiros, desenvolvendo pesquisas nos seguintes temas: Ensino e Aprendizagem de Espanhol como Língua Estrangeira, Língua Espanhola, Análise do Discurso Materialista, Glotopolítica e Decolonialidade do saber. Foi presidente da Associação de Professores de Espanhol do Estado de São Paulo (APEESP) por duas gestões: (2016-2018) e (2018-2020), sendo atualmente membro do Conselho Consultivo da APEESP. Foi membro do Conselho Consultivo (2018-2020) e atualmente é presidente da Associação Brasileira de Hispanistas (ABH), gestão 2020-2022.

  • María Teresa Celada, Universidade de São Paulo / Associação de Professores de Espanhol do Estado de São Paulo

    Doutorado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Desde 1992 atua como docente e pesquisadora na Universidade de São Paulo, onde é professora doutora. Desenvolve pesquisas na área da Análise do Discurso, que se centram no estudo do funcionamento da língua espanhola e da do brasileiro, na comparação entre o funcionamento de subjetividades e de discursos no Brasil e na Argentina, num espaço de enunciação atravessado por discursos de integração. É coordenadora da Área de Espanhol do Centro de Línguas da USP desde 2003. Em 2008 desenvolveu projeto de pesquisa de pós-doutorado na UBA (Argentina) com bolsa da Fapesp (Processo 08/54641-9): "Trilhas da memória discursiva sobre o português na Argentina. Sujeitos/línguas. Saberes" Foi leitora crítica das Orientações Curriculares para o Ensino Médio (Espanhol) em 2006. Em 2009 e 2010 atuou como Coordenadora Adjunta e como Redatora do PNLD 2011, e como leitora crítica do PNLD 2013 (UFF). Desde 2013, é representante da USP no Núcleo Disciplinar PELSE (Português, Espanhol línguas segundas e estrangeiras) de AUGM (Associação de Universidade Grupo Montevidéu). Vice-Presidente da APEESP bienio 2019-2020 y 2020-2022.

Publicado

28-12-2022