Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto tem espaçamento 1,5 entre linhas e parágrafos; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS E RESENHAS 

Serão submetidos a aprovação da Comissão Editorial e a avaliação, pelo sistema duplo cego, de pareceristas ad hoc artigos que atendam ao tema e à respectiva ementa de cada número, bem como resenhas de livros ou filmes e artigos sobre as diversas manifestações linguísticas, estéticas, sociais, políticas e históricas do universo hispânico. Os trabalhos podem ser redigidos em português, espanhol ou inglês e devem ser inéditos. Trabalhos em outras línguas poderão ser excepcionalmente admitidos. 

A Revista da ABH adota a política de acesso aberto, conforme a licença da CreativeCommons: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/.

 

Artigos

O trabalho deve obedecer a seguinte sequência:

1. Título – centralizado, em negrito, com maiúscula só para letras iniciais. Fonte: Times New Roman 16.

2. Nome(s) do(s) autor(es) – na submissão às cegas, deve-se omitir qualquer tipo de identificação de autoria, incluindo nomes de projetos e núcleos. Na versão final, no caso de textos aprovados, incluir nome completo uma linha abaixo do título, alinhado à direita. Indicar em nota de rodapé titulação, afiliação institucional e email. Por ex.: Doutora em Linguística. Professora do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras (DLLE) e do Programa de Pós-graduação em Linguística (PPGL) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). E-mail: xxxx@gmail.com 

3. Resumo -  no caso de textos redigidos em português, incluir um resumo nessa língua e outro em espanhol ou inglês. No caso de textos redigidos em espanhol ou inglês, incluir o resumo na língua em questão e outro em português. As palavras Resumo, Resumen ou Abstract devem estar na fonte Times New Roman 11, negrito, com apenas a letra inicial maiúscula. Nessa mesma fonte, sem negrito, em espaço simples, sem recuo e com alinhamento justificado deve estar o texto resumo. O resumo deve ter, no mínimo, 100 e, no máximo, 150 palavras.

4. Palavras-chave – devem ser acrescentadas uma linha abaixo do resumo, fonte Times New Roman 11, negrito, com apenas a letra inicial maiúscula. Listar na mesma fonte, sem negrito, com apenas inicial maiúscula e separadas por vírgulas de três a cinco palavras-chave. A questão das línguas segue a mesma orientação prevista para o resumo.

(Obs.: Resenhas não devem ser acompanhadas por resumo, resumen ou abstract.)

Deixar duas linhas simples em branco antes do texto.

5. Texto – em Times New Roman 12, espaçamento 1,5 entre linhas e parágrafos. Alinhamento justificado. Os artigos devem ter entre 5 mil e 8 mil palavras, em formato A4, com 2,5 cm de margem superior e inferior e 3,0 cm de margem esquerda e direita. Para resenhas: no mínimo 1.200 e no máximo 2.500 palavras. Não numerar as páginas.

6.1. Parágrafos: usar “primeira linha” (1,25 cm).

6.2. Subtítulos: Times New Roman 14, sem recuo, em negrito, só com a primeira letra em maiúscula. A numeração dos subitens, se for usada, deve ser feita em algarismos arábicos.

6.3. Tabelas e ilustrações (fotografias, desenhos, gráficos etc.) devem vir dentro do padrão geral do texto e no espaço a elas destinado pelo autor, não ao final. Recomenda-se o uso de imagens em 72 px de resolução. Evitar o uso de imagens em grandes dimensões. Tabelas, gráficos, imagens e quadros devem ser precedidos de um título numerado e em negrito, e sequenciado pela informação da fonte. No caso de fonte autoral, incluir após a imagem: Fonte: sobrenome do autor (ano da submissão do texto). Exemplo:

Tabela 1 - Distribuição da variável dependente

(tabela)

Fonte: Santos (2021)

6.4. Notas devem ser evitadas. Quando necessário, devem aparecer ao pé da página, numeradas com números arábicos, de acordo com a ordem de aparecimento. Fonte: Times New Roman 10, espaço simples.

6.5. Ênfase ou destaques no corpo do texto – deve-se usar negrito. Para palavras em língua estrangeira, usar itálico. Não sublinhar textos.

6.6. Citações de até três linhas vêm entre aspas, seguidas do sobrenome do autor (em MAIÚSCULAS), ano de publicação e página(s). Ex.: (LIEBLICH 2005, p. 61). Com mais de 3 linhas, com recuo de 4 cm, fonte Times New Roman 11, sem aspas, espaço simples, também seguidas do sobrenome do autor (em MAIÚSCULAS), ano de publicação e página(s). Somente as citações em língua estrangeira devem vir em itálico.

 

Resenhas

Devem ser apresentadas com a mesma formatação dos artigos (sem título nem resumo nem palavras-chave), com a referência completa da obra resenhada, em parágrafo justificado, no l

7. Anexos – devem ser evitados. Caso existam, devem ser colocados antes das referências bibliográficas, precedidos da palavra Anexos, maiúscula só na letra inicial e negrito, sem recuo e sem numeração. Quando constituírem textos já publicados, devem incluir permissão dos editores para publicação. Recomenda-se que anexos sejam utilizados apenas quando absolutamente necessários. Os anexos não podem exceder o máximo de caracteres estipulado para os artigos.

8. Referências – listar todas e apenas obras citadas no corpo do texto. O título Referências só com a letra R maiúscula, em negrito, centralizado, sem recuo, deixando duas linhas simples em branco antes desse título e duas após. Espaço simples nas referências bibliográficas, sem deslocamento. Não abreviar primeiro nome.

 

Alguns exemplos de Referências bibliográficas

Livro

RAJAGOPALAN, Kanavillil. Por uma lingüística crítica: Linguagem, identidade e a questão ética. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

Capítulo de livro

POSSENTI, Sírio. Notas sobre língua, texto e discurso. In: BRAIT, Beth; SOUZA-E-SILVA, Maria Cecília (org.). Texto ou discurso? São Paulo: Contexto, 2012, p. 46-78.

Artigo de periódico

CARTELINO, Juan P. El neutro como estrategia discursiva. Revista Letters, Bogotá, v. 8, n. 32, p. 37-45, out./dez. 2004. Disponível em: http.letters.com.uy. Acesso em: maio de 2021.

Artigo de jornal

TEIXEIRA, Ivan. Gramática do louvor. Folha de S. Paulo, Jornal de Resenhas. São Paulo, 08/04/2000, 4. Disponível em: http.Folha.com.br. Acesso em: maio de 2021.

TCC, Dissertação e Tese

CASTELA, Greice da Silva. A leitura e a didatização do (hiper)texto eletrônico no ensino de espanhol como língua estrangeira (E/LE). Tese de doutorado. FL/UFRJ, Rio de Janeiro, 2009. (incluir link e data de acesso)

OBSERVAÇÃO FINAL: A não observação às normas pode implicar rejeição do manuscrito.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.