Chamada Nº 18 da Revista abehache - Oralidade: discursos sob a perspectiva da fonética e da fonologia

2020-05-25

A língua espanhola é uma das línguas mais faladas e estudadas do mundo. No entanto, no Brasil, a revogação da lei 11.161/2005, que tratava da obrigatoriedade do ensino de espanhol, implicou em novos desafios para os interessados no ensino deste idioma. Ainda sobre o ensino de espanhol no Brasil, a atenção dispensada aos fenômenos da oralidade sempre foi bastante variável e, inclusive, escassa. Considerando essa lacuna, esta chamada visa unir trabalhos de diferentes pesquisadores, tanto nacionais quanto de outros países, com o objetivo de problematizar, discutir e divulgar os diversos estudos e olhares que a fonética e a fonologia da língua espanhola vêm recebendo nos últimos anos. Serão aceitos trabalhos inéditos que envolvam: a) características fonético-fonológicas de variedades da língua espanhola; b) aquisição fonético-fonológica do espanhol como L1 ou LE; c) construção fonético-fonológica de LE; d) detalhe fonético na representação fonológica; e) processos fonético-fonológicos do espanhol; d) prosódia; e) fonética articulatória, acústica e/ou perceptual; f) ensino de pronúncia; entre outros.

Além do dossiê proposto, a revista acolhe artigos acadêmicos e resenhas de livros ou de filmes sobre as diversas manifestações linguísticas, literárias, estéticas, sociais, políticas e históricas do universo hispânico na seção VARIA.

As contribuições para o Número 18 devem ser enviadas através do site da revista, prévio cadastro como Autor(a) realizado na seção Cadastro da página inicial, até 30 de agosto.

As normas de publicação se encontram nas Orientações.  Os trabalhos que não cumpram as normas não serão considerados. As contribuições recebidas serão submetidas à avaliação por pares. Os autores serão notificados sobre a recepção de seu trabalho e sobre o resultado da avaliação.

 

Organizadores da chamada:

Me. José Rodrigues de Mesquita Neto (UERN/Campus Pau dos Ferros)

Drª. Maria Solange Farias (UERN/Campus Central)