A competência na formação do professor de língua estrangeira

Autores

  • UFSCar
  • UFSCar

Resumo

Este artigo versará sobre o conceito de competência, principalmente a competência intercultural no processo de ensino aprendizagem de uma língua estrangeira, entendendo língua-cultura como elementos indissociáveis nesse processo, destacando a formação do professor como articulador de significados e agente de transformação social. A partir de um estudo do arcabouço teórico sobre competência e da análise de pesquisas recentes realizadas com professores de língua estrangeira, verifica-se que há algumas atividades e condições de ensino-aprendizagem que permitem o desenvolvimento da competência intercultural na aula de língua estrangeira. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BENAVENTE, Juan Carlos y HERMIDA, Assunción Vacas. Hacia la competencia intercultural en el aprendizaje del español. 2002. http://www.tierradenadie.de/articulos/interculturalidad.pdf

CONSOLO, Douglas Altamiro e PORTO, Cristina Francisca de Carvalho Competências do professor no processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira. www.e-publicacoes.uerj.br (2013)

DENIS, Myriam y MATAS PLA, Montserrat (2002): Entrecruzar culturas. Competencia intercultural y estrategias didácticas, Bruselas, DeBoeck y Duculot.

FILHO, A. Um guia do processo de formação de professores de língua(s) por competências (p.110-127) in: Formação de professores de línguas: ampliando perspectivas. Jundiaí. Paco Editorial: 2011.

FISHMAN, Joshua Aron. Bilingualism in the barrio. 1971.

JUNIOR, J. Nilton Cruz. As Competências na Formação Docente em PLM (p. 133-149) in: Ecos do profissional de línguas: competências e teorias. Campinas: Pontes Editores: 2015.

KRASCHEN, Stephen. Theory of Second Language Acquisition. 1985.

LIMA, T. de S. A competência intercultural na formação de professores de espanhol: estabelecendo diálogos em um curso de Letras. Brasília: Departamento de línguas estrangeiras e tradução, Universidade de Brasília, 2013. Dissertação de mestrado.

WESSLING, Gerd: "Didáctica intercultural en la enseñanza de idiomas: algunos ejemplos para el aula"; Madrid, Fundación Actilibre, Col. Expolingua, Didáctica del español como lengua extranjera (E/LE 4), 1999, pp. 267-281

Downloads

Publicado

25-10-2017

Como Citar

A competência na formação do professor de língua estrangeira. (2017). Revista Abehache, 1(11). https://revistaabehache.com/ojs/index.php/abehache/article/view/189