O texto teatral nas aulas de E/LE:

o outro em cena

Autores

  • Docente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.
  • Instituto Federal do Paraná - IFPR

Resumo

O presente artigo consiste numa reflexão acerca das possibilidades de uso do texto teatral nas aulas de Espanhol como Língua Estrangeira (E/LE). Com vistas a oferecer sugestões de procedimentos possíveis de serem adotados nessa prática, apresentamos exemplos de atividades que podem ser desenvolvidas na sala de aula a partir de dois textos teatrais latino-americanos: Chúmbale (1968), de Oscar Viale, e El fin del camino (1978), do grupo teatral argentino Libre Teatro Libre. Norteamo-nos pela compreensão de que o trabalho com a obra teatral/artística contribui para a formação de um sujeito/leitor/estudante de E/LE que percebe a língua estrangeira como objeto cultural em processo vivo e não como conhecimento objetivo a ser “dominadoâ€.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • , Docente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.
    Doutora em Letras pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras da UNIOESTE (2016). Mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras da UNIOESTE (2014). Graduada em Letras (Português/Espanhol) pela UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2011). Docente de Língua Espanhola, Cultura e Literatura de Língua Espanhola na Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Membro do Grupo de pesquisa Confluências da Ficção, História e Memória na Literatura e nas Diversas Linguagens.
  • , Instituto Federal do Paraná - IFPR

    Doutor em Letras pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras da Unioeste (Doutorado Sanduíche - Universidade de Vigo - Espanha), mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras da Unioeste, mestre em Teatro e Artes Cênicas pelo Máster de Teatro e Artes Escénicas da Universidade de Vigo - Espanha, graduado em Letras Português/Italiano pela Unioeste. É professor de Língua e Literaturas no Instituto Federal do Paraná (IFPR). É membro do Grupo de Pesquisa Confluências da Ficção, História e Memória na Literatura e nas diversas linguagens e do GT Dramaturgia e Teatro da Anpoll.

Downloads

Publicado

25-07-2018

Como Citar