O processo identitário entre silenciamentos na obra de Abdulrazak Gurnah

Autores

  • Luccas César Bach UFRGS

Palavras-chave:

Migração, Identidade, Abdulrazak Gurnah, Literatura Africana, Silenciamento

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo tecer uma análise do processo de identificação do sujeito (i)migrante no romance Gravel Heart (2017), de Abdulrazak Gurnah. A identidade na pós-modernidade é um movimento constante de sobreposição de fragmentos, criando a ilusão de uma unidade que, na figura do imigrante, torna-se amplamente volátil pela sua posição marginal na sociedade imperialista contemporânea. Estando à mercê dos humores sociais, o imigrante é posto em referência ao seu uso, ao seu trabalho, às vantagens que ele pode oferecer à comunidade. Em Gravel Heart, o processo de identificação de Salim é deslocado pelos seus relacionamentos. As expectativas impostas sobre ele buscam identificá-lo de acordo com os espaços que habita, e o modo que Salim encontra de barrar-se contra essas investidas é silenciando-se.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luccas César Bach, UFRGS

Doutorando em Estudos Literários pela UFRGS (2021). Mestre em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Graduado do Curso de Graduação em Licenciatura em Letras/Português/Inglês/Espanhol/Italiano UNIOESTE em 2014. Participação como membro do Grupo de Pesquisa Confluências da Ficção, História e Memória na Literatura e nas Diversas Linguagens.

Publicado

03-09-2023

Como Citar

Bach, L. C. (2023). O processo identitário entre silenciamentos na obra de Abdulrazak Gurnah. Revista Abehache, (23), 151–166. Recuperado de https://revistaabehache.com/ojs/index.php/abehache/article/view/452

Edição

Seção

Dossiê