A Parte dos Críticos de 2666, de Roberto Bolaño, como análise da globalização

Autores

  • Fábio Roberto Mariano UNICAMP

Palavras-chave:

Roberto Bolaño, campus novel, academic novel, literatura hispano-americana, globalização.

Resumo

Em sua tese de doutorado, O Romance Monstruoso, Antonio Xerxenesky apresenta a hipótese de que 2666, de Roberto Bolaño, seja um romance que funciona a partir da parodia. A Parte dos Críticos, a primeira das cinco com a qual o leitor se depara, se construiria sobre a ideia do campus novel, gênero consolidado no mundo anglófono. A partir do pressuposto apontado por Xerxenesky, este artigo tem por objetivo investigar a natureza da apropriação feita por Bolaño dos dispositivos literários do campus ou academic novel, olhando para suas conceituações mais recentes e analisando os deslocamentos realizados pelo autor. A hipótese que se levanta é a de que, ao tematizar o meio universitário e colocar os professores universitários no centro do enredo, o autor tece considerações sobre a globalização de uma perspectiva do Sul global, sobretudo focando as hierarquias do conhecimento na estrutura global armada a partir do fim do século XX.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Roberto Mariano, UNICAMP

Doutor em Linguística pelo Programa de Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente, sou pesquisador colaborador em nível de Pós-doutorado junto ao Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Departamento de Teoria Literária -, com financiamento FAPESP e sob supervisão do Professor Doutor Márcio Seligmann-Silva. Sou vinculado ao Núcleo de Discurso da UFMG (NAD- UFMG), além de fazer parte dos grupos de pesquisa Estudos de Linguagem, Argumentação e Discurso ? ELAD, da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Retórica e Argumentação (UFMG), Mídia e Memória, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Sou membro da Associação Brasileira de Retórica e Associação Latino-americana de Retórica, fazendo parte do comitê organizador de congressos e simpósios propostos por tais associações. Minha produção científica tem como ponto de partida a teoria literária, análise do discurso, teorias da comunicação e os estudos em argumentação, com o foco voltado para temas como cinema, memória, mídia, Holocausto, questões de gênero e direitos humanos.

Publicado

03-09-2023

Como Citar

Mariano, F. R. (2023). A Parte dos Críticos de 2666, de Roberto Bolaño, como análise da globalização. Revista Abehache, (23), 111–129. Recuperado de https://revistaabehache.com/ojs/index.php/abehache/article/view/456

Edição

Seção

Dossiê