A Parte dos Críticos de 2666, de Roberto Bolaño, como análise da globalização

Autores

  • Fábio Roberto Mariano UNICAMP

Palavras-chave:

Roberto Bolaño, campus novel, academic novel, literatura hispano-americana, globalização.

Resumo

Em sua tese de doutorado, O Romance Monstruoso, Antonio Xerxenesky apresenta a hipótese de que 2666, de Roberto Bolaño, seja um romance que funciona a partir da parodia. A Parte dos Críticos, a primeira das cinco com a qual o leitor se depara, se construiria sobre a ideia do campus novel, gênero consolidado no mundo anglófono. A partir do pressuposto apontado por Xerxenesky, este artigo tem por objetivo investigar a natureza da apropriação feita por Bolaño dos dispositivos literários do campus ou academic novel, olhando para suas conceituações mais recentes e analisando os deslocamentos realizados pelo autor. A hipótese que se levanta é a de que, ao tematizar o meio universitário e colocar os professores universitários no centro do enredo, o autor tece considerações sobre a globalização de uma perspectiva do Sul global, sobretudo focando as hierarquias do conhecimento na estrutura global armada a partir do fim do século XX.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fábio Roberto Mariano, UNICAMP

    Doutor em Linguística pelo Programa de Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente, sou pesquisador colaborador em nível de Pós-doutorado junto ao Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Departamento de Teoria Literária -, com financiamento FAPESP e sob supervisão do Professor Doutor Márcio Seligmann-Silva. Sou vinculado ao Núcleo de Discurso da UFMG (NAD- UFMG), além de fazer parte dos grupos de pesquisa Estudos de Linguagem, Argumentação e Discurso ? ELAD, da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Retórica e Argumentação (UFMG), Mídia e Memória, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Sou membro da Associação Brasileira de Retórica e Associação Latino-americana de Retórica, fazendo parte do comitê organizador de congressos e simpósios propostos por tais associações. Minha produção científica tem como ponto de partida a teoria literária, análise do discurso, teorias da comunicação e os estudos em argumentação, com o foco voltado para temas como cinema, memória, mídia, Holocausto, questões de gênero e direitos humanos.

Publicado

03-09-2023

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

A Parte dos Críticos de 2666, de Roberto Bolaño, como análise da globalização. (2023). Revista Abehache, 23, 111-129. https://revistaabehache.com/ojs/index.php/abehache/article/view/456