O debate atual da teoria literária no Brasil: uma entrevista com Fabio Durão

Autores

  • Fábio Akcelrud Durão Unicamp

Resumo

O tema deste volume, “As literaturas do Sul Global”, parte de uma tentativa de pensar e analisar as diversas literaturas que estão situadas na periferia do ca- pitalismo. Para além de uma questão literária, Sul Global é também um conceito teórico e político, que trata das desigualdades sociais causadas por diferentes es- feras, como a do capitalismo, neoliberalismo, patriarcado e do colonialismo. Sob este aspecto, a teoria literária das últimas décadas aborda estas questões a partir das diferentes vertentes do pós-colonialismo e do decolonialismo.

No Brasil, o debate da teoria ainda é embrionário, seja pela postura do “na- cional por subtração”, que preconiza a importação, a cada ano, de novas moda- lidades teóricas; seja pelos poucos professores e pesquisadores de teoria literária no Brasil, uma vez que a teoria ainda não é analisada a partir de um ponto de vis- ta metateórico, mas sempre como uma ferramenta que deve ser aplicada ao texto literário. A problemática formação de teoria literária no Brasil – bem como seu ensino – já foi destacada por diversos intelectuais, entre eles, Luiz Costa Lima. Nos últimos anos, a teoria tem assumido maior destaque nas universidades brasileiras, sobretudo considerando a autonomização da área e a separação da Literatura Brasileira. Atualmente, Fabio Akcelrud Durão é o intelectual brasileiro que consistentemente aborda as implicações da teoria no contexto atual, os seus impactos na crítica literária, e a sua recepção em países de modernização tardia.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fábio Akcelrud Durão, Unicamp

    Fabio Durão atualmente é professor Livre-Docente do Departamento de Teoria Literária da Unicamp. Graduou-se em Letras Português/Inglês pela UFRJ, realizou o mestrado em Teoria Literária pela Unicamp e o doutorado na Duke University, onde foi orientado por Frank Lentricchia e Fredric Jameson. É autor de Ensinando Literatura (Parábola, 2022), Metodologia de pesquisa em literatura (Parábola, 2020), O que é crítica literária? (Parábola/Nankin, 2016), Essays Brazilian (Global South Press, 2016), Fragmentos Reunidos (Nankin, 2015), Modernism and Coherence (Peter Lang, 2008) e Teoria (literária) americana (Autores Associados, 2011). Coeditou, entre outros, Modernism Group Dynamics: The Politics and Poetics of Friendship (Cambridge Scholars Publishing, 2008); e organizou Culture Industry Today (Cambridge Scholars Publishing, 2010). Publicou diversos artigos no Brasil e no exterior, em periódicos como Critique, Cultural Critique, Luso-Brazilian Review, Parallax, The Brooklyn Rail e Wasafiri. Seus interesses de pesquisa incluem a Escola de Frankfurt, o modernismo de língua inglesa, a teoria crítica brasileira e ensino de literatura.

Publicado

03-09-2023

Edição

Seção

Entrevista

Como Citar

O debate atual da teoria literária no Brasil: uma entrevista com Fabio Durão. (2023). Revista Abehache, 23, 8-17. https://revistaabehache.com/ojs/index.php/abehache/article/view/495