Desbravando Caminhos: A Fundação da Associação Brasileira de Professores de Espanhol

Autores

Palavras-chave:

Associação Brasileira de Professores de Espanhol (APES), Políticas educacionais, História das disciplinas escolares

Resumo

Este artigo aborda a fundação da Associação Brasileira de Professores de Espanhol (APES) em 1959 e seu impacto no ensino de espanhol no Brasil. O estudo analisa, com base em documentos jornalísticos da época, como as atividades da APES contribuíram para a educação na disciplina. Utilizando uma metodologia de análise histórica e documental, o artigo contextualiza a fundação da APES no cenário educacional brasileiro dos anos 1950. O referencial teórico apoia-se no Ciclo de Políticas (Ball, 1994) e nos conceitos de André Chervel (1990) sobre a história das disciplinas escolares. A inclusão do espanhol no currículo escolar, oficializada em 1919 e consolidada na década de 1940 pela Reforma Capanema, enfrentou vários desafios. A fundação da APES foi um marco significativo, promovendo o ensino de espanhol. Os resultados mostram que a APES foi importante para a implementação de políticas educacionais, adaptando diretrizes culturais às necessidades dos professores de espanhol.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Anselmo Guimarães, Faculdade Pio Décimo

    Possui doutorado em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (2018), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (2014), graduação em Letras - Espanhol pela Universidade Federal de Sergipe (2008) e graduação em Letras Português pelo Centro Universitário Faveni (2024), Atualmente é professor titular da Faculdade Pio Décimo. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: língua espanhola, disciplinas escolares, espanhol, história da educação e linguística aplicada.

Publicado

29-08-2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Desbravando Caminhos: A Fundação da Associação Brasileira de Professores de Espanhol. (2024). Revista Abehache, 26. https://revistaabehache.com/ojs/index.php/abehache/article/view/526