Del trance al abandono. Relecturas del rock argentino por el BRock.

Autores

  • Universidade de São Paulo

Resumo

No contexto de um projeto de pesquisa sobre transposições entre o denominado “rock argentino†e diversos campos da música brasileira, consideramos um caso no qual um abanda do denominado “BRock†interpreta, em português, uma canção composta originalmente em espanhol, no campo do rock do outro país. O trabalho se enquadra nos estudos discursivos e considera teorizações sobre a cultura de massa em tanto produção e circulação de bens simbólicos. Abordando comparativamente aspectos da configuração enunciativa, da interpretação vocal e da articulação de objetos de discurso, obtemos conclusões referidas à inserção sócio-histórica desses campos da música de tradição popular em cada espaço linguístico-nacional.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • , Universidade de São Paulo
    Professor da Universidade de São Paulo. Doutor em Linguística pela UNESP. Bolsista de produtividade nível 2 do CNPq

Referências

ÃBALOS, Ezequiel. Rock de acá. Los primeros años. Buenos Aires: Edición del autor, 2009.

ALABARCES, Pablo. Entre gatos y violadores. El rock nacional en la cultura argentina. Buenos Aires: Colihue, 1993.

ALVES, Wanderlan. Estética melodramática e canção popular como lugares de encontros culturais em Bolero, de Lisandro Otero. In : Letras de hoje 50-4, 2015, 483-492.

BERTI, Eduardo. Hubo un tiempo que fue hermoso. El regreso de Sui Generis o la historia a través de las canciones. In: Revista Tres Puntos, Buenos Aires, 132, 2000, 60-68.

BOURDIEU, Pierre. El mercado de los bienes simbólicos. [1971]. Trad. de Alicia Gutiérrez. In: ________ El sentido social del gusto. Elementos para una sociología de la cultura. Buenos Aires: Siglo XXI, 2010, 85-152.

________________Algunas propiedades de los campos. [1976]. Trad. de Alberto Escurdia. In: _________ Campo de poder, campo intelectual. Itinerario de un concepto.Buenos Aires: Editorial Quadrata, 2003, 89-93.

COLOMBA, Diego. Letras de rock nacional. Géneros, estilos y transposiciones. Tese de Doutorado. Universidad Nacional de Rosario, 2010.

CONDE, Oscar (org.). Poéticas del rock. Buenos Aires: Marcelo H Oliveri Editor, 2007.

DACAL, Pablo. Asesinato del rock. [2006] Em: GRINBERG, M. Cómo vino la mano. Orígenes del rock argentino. Buenos Aires, Gourmet Musical, 2008, 207-208.

DAPIEVE, Arthur. BRock. O rock brasileiro dos anos 80. São Paulo: Editora 34, 1995.

DÃAZ, Claudio. Libro de viajes y extravíos: un recorrido por el rock argentino 1965-1985. Córdoba: Narvaja Editor, 2005.

FANJUL, Adrián. Topografías del artista y desestabilización enunciativa en el rock de argentina. In: SANTOS, Margareth; MARTÃN, Ivan. e FANJUL Adrián. (org.): Atas do VII Congresso Brasileiro de Hispanistas, São Paulo: Associação Brasileira de Hispanistas, 2013, 15-22.

FAVARETTO, C. Tropicália, alegoria, alegria. Cotia: Atelié Editorial, 1995.

FISCHERMAN, Diego. Efecto Beethoven. Complejidad y valor en la música de tradición popular. Buenos Aires: Paidós, 2013.

FRITH, Simon. Ritos de la interpretación. Sobre el valor de la música popular. [1998] Trad de Fermín Rodríguez. Buenos Aires: Paidós, 2014.

GRAZIANO, Martín. Cancionistas del Río de la Plata. Después del rock: una música popular para el siglo XXI. Buenos Aires: Gourmet Musical, 2011.

MAINGUENEAU, Dominique. O contexto da obra literária. Trad. de Sírio Possenti. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

NAPOLITANO, Marcos. Political Activists, Playboys adn Hippies. Musical Movements and Symbolic Representations of Brazilian Youyh in the 1960s. In: VILA, Pablo. (ed.) Music and Youth Culture in Latin America. Identity Constructions Processes from New York to Buenos Aires. New York: Oxford University Press, 2014, 204-224.

OLIVEIRA, Paulo da Costa e Silva. Canção de amor de menos. Sentimento e sensação na música de Tom Jobim. In: GIUMBELLI, Emerson; DINIZ, Júlio César, e NAVES, Santuza (org.) Leituras sobre música popular: reflexões sobre sonoridade e cultura. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2008, 235-250.

PERRONE, C. Changing on the Guard: Questions and Contrasts of Brazilian Rock Phenomena. In: Studies in Latin American Popular Culture, 9, 1990, 65-83.

POLIMENI, C. Bailando sobre los escombros. Historia crítica del rock latinoamericano. Buenos Aires: Biblos, 2001.

PUJOL, Sergio. Rebeldes y modernos. Una cultura de los jóvenes. In: JAMES, Daniel (dir) Violencia, proscripción y autoritarismo (1955-1976). Buenos Aires: Sudamericana, 2007, 281-328

____________ Rock y dictadura. Crónica de una generación (1976-1983). 3ª edição. Buenos Aires: Booket, 2013.

SEMÃN, Pablo e VILA, Pablo. Rock chabón e identidad juvenil en la Argentina neoliberal. In: FILMUS, Daniel. (org.) Los noventa. Política, sociedad y cultura en América Latina y Argentina de fin de siglo. Buenos Aires: Eudeba, 2001, 225-258.

SEVERIANO, Jairo. Uma história da música popular brasileira. Das origens à modernidade. São Paulo: Editora 34, 2008.

TERÃN, Oscar. Nuestros años sesentas. Buenos Aires: Ed. Puntosur, 1991.

VILA, Pablo (1985): Rock nacional. Crónicas de la resistencia juvenil. In: JELIN, Elizabeth (org.): Los nuevos movimientos sociales. Buenos Aires: Centro Editor de América Latina, 83-148.

WILLIAMS, Raymond: La larga revolución. Trad. de Horacio Pons. Buenos Aires: Nueva Visión, 2003.

Downloads

Publicado

20-12-2017

Como Citar

Del trance al abandono. Relecturas del rock argentino por el BRock. (2017). Revista Abehache, 12. https://revistaabehache.com/ojs/index.php/abehache/article/view/203