Identidade afro-descendente e orgulho negro no conto La muñeca negra, de Mary Grueso Romero

Autores

Resumo

RESUMO: Esta investigação objetiva evidenciar a construção das questões de identidade afrodescendente colombiana e o orgullo negro abordados através da personaje principal do conto La muñeca negra (2012), de Mary Grueso Romero. Uma vez que, a obra que é parte da literatura infantil feita em Colômbia, busca ressaltar os aspectos que exaltam e valorizam a infância negra deste país, apresentando essas crianças desempenhando papéis de protagonismo, orgulhosos de suas raízes ancestrais e de sua identidade afrodescendente colombiana. Assim que, o corpus analítico trabalhado será a segunda edição da obra La muñeca negra (2012) constituída por 16 páginas, que incluem 9 ilustrações. Em termos metodológicos, a presente pesquisa é de cunho bibliográfico, com abordagem qualitativa, composta por seis seções, para tanto, serão utilizados os autores Ferreira (2018), Hall (2015), Díaz (1999), Valencia (2018), entre outros. Se identificou na obra, como os aspectos referentes à identidade e o orgulho negro presentes na personagem principal, enaltecem a cultura afrodescendente reconhecendo, por intermédio de seus traços, a força do negro no Afro Pacífico. Além disso, como a literatura infantil colombiana, mediante o uso do conto infantil da referida autora, se converte em um importante meio ao ensino-aprendizagem e para o trabalho com a formação identitária afrodescendente e o sentimento de orgulho nas crianças, pois valoriza o negro e seu papel social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria José Souza Lima , UFPA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras com habilitação em Língua Espanhola pela Universidade Federal do Pará. Período 2010 até 2014. Especialista em metodologia do ensino de língua portuguesa e estrangeira pelo Centro Universitário Internacional Uninter -(2015/2016).Participação em um curso de curta duração em ESPANHOL NÃVEL A1 pelo Universia Brasil, Brasil(2012). Participação como voluntária nos projetos de extensão da universidade federal do Pará (UFPA), na cidade de Castanhal - PA, intitulados: Espanhol para fins específicos: espanhol para crianças (2013/ 2014) e a Avaliação formativa no ensino/aprendizagem de língua espanhola(2015).Tem experiência na área de Letras, ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, para o Ensino-Aprendizagem de espanhol como língua estrangeira, Linguística e estudos relativos a Literatura. Além de professora, tem fascínio pela área de artes, atualmente aventura-se com o estudo e a produção amadora de poemas, contos e composição musical em língua portuguesa e espanhola. É também membro perpétuo da Academia Castanhalense de Letras. Atualmente é professora substituta da Universidade Federal do Pará - Campus Universitário do Baixo Tocantins / Abaetetuba - no Curso de Licenciatura em Letras / Língua Espanhola da Faculdade de Ciências da Linguagem.

Downloads

Publicado

2020-09-22

Como Citar

Souza Lima , M. J. ., & Sena Branco, A. . (2020). Identidade afro-descendente e orgulho negro no conto La muñeca negra, de Mary Grueso Romero. Revista Abehache, (17). Recuperado de https://revistaabehache.com/ojs/index.php/abehache/article/view/316