Por um redimensionamento do ensino de línguas na terra de Paulo Freire

Autores

  • Fernando Zolin-Vesz Universidade Federal de Mato Grosso

Palavras-chave:

Ensino de línguas, Denúncia-anúncio, SULeamento

Resumo

Neste artigo, infringindo intencionalmente convenções da escrita acadêmica, busco situar, sem a pretensão de responder pela totalidade da obra de Paulo Freire, um possível redimensionamento de ensino de línguas por meio do duo freiriano denúncia-anúncio. A denúncia se refere às amarras com que o discurso monolíngue tem concebido nosso entendimento sobre ensino de língua. Já o anúncio se apresenta como possibilidade de aproximação de parte do legado freiriano com o ensino de línguas, em particular a partir do conceito de SULeamento. Desse modo, busco qualificar Paulo Freire como o autor a nos convidar a atravessar fronteiras epistemológicas, sem adestramento pedagógico ou educação bancária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Zolin-Vesz, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutor em Letras e Linguística. Professor do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem (PPGEL) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Publicado

24-11-2021

Como Citar

Zolin-Vesz, F. (2021). Por um redimensionamento do ensino de línguas na terra de Paulo Freire. Revista Abehache, (19), 45–55. Recuperado de https://revistaabehache.com/ojs/index.php/abehache/article/view/376