O Brasil e a (outra) América Latina:

uma chave de leitura do espanhol no sistema educativo

Autores

  • Laura Sokolowicz Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Língua espanhola, Escola secundária, Anos 1920, Era Vargas

Resumo

O artigo analisa o acontecimento político-linguístico de inclusão, permanência e exclusão da língua espanhola no/do currículo da escola secundária brasileira à luz de uma chave específica de interpretação: as transformações das relações internacionais que o Brasil estabelece com os países vizinhos e com os Estados Unidos. Partindo de uma breve reflexão sobre a história mais recente, focaliza com atenção dois períodos específicos: os anos 1920 e a Era Vargas, quando acontecem os dois primeiros gestos de incorporação da língua ao currículo. Busca-se mostrar que as representações sobre o Brasil e a (outra) América Latina que atravessam esses dois períodos são fundamentais para compreender as decisões governamentais com relação à língua espanhola e, com isso, compreender um pouco mais da sua história no sistema educativo brasileiro.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Laura Sokolowicz, Universidade de São Paulo

    É oboísta, tradutora e professora de língua espanhola. Possui Magistério em Buenos Aires, Argentina (1984); Bacharelado em música / habilitação oboé (1999) na Universidade Federal do Rio de Janeiro, UNI-RIO; Especialização em tradução (2010) na Universidade Gama Filho; Licenciatura em Letras / Português e Espanhol (2018) na Universidade Cruzeiro do Sul; Mestrado (2014) e Doutorado (2020) em Letras / Língua Espanhola na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH USP). Atualmente desenvolve pesquisa de pós-doutorado (IEB-USP) sobre a vida e a projeção internacional de Antenor Nascentes (1886-1972), primeiro professor de espanhol concursado (1919) e autor da primeira Gramática para o ensino de espanhol no Brasil (filólogo negro em épocas de eugenia, referência fundamental nas reflexões dialetológicas sobre o português do/no Brasil).

Publicado

28-12-2022

Como Citar

O Brasil e a (outra) América Latina: : uma chave de leitura do espanhol no sistema educativo. (2022). Revista Abehache, 22, 15-39. https://revistaabehache.com/ojs/index.php/abehache/article/view/437