Plurilinguismo e políticas linguísticas em contexto fronteiriço

o caso da tríplice fronteira do Alto Solimões

Autores

  • Luana Ferreira Rodrigues Universidade Federal do Amazonas

Palavras-chave:

Plurilinguismo, Tríplice fronteira, Legislação, Políticas linguísticas

Resumo

Este artigo busca refletir sobre o lugar da educação linguística em um contexto específico, a fronteira, mais especificamente a tríplice fronteira do Alto Solimões, no estado do Amazonas, formada por Brasil, o Peru e a Colômbia. Assim, apresento uma discussão sobre a legislação voltada para a educação nesses países, considerando os seguintes documentos: no Brasil, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e a atual Base Nacional Curricular Comum, o Plano Estadual de Educação do Amazonas, a Lei Amazonense do Espanhol, o Referencial Curricular do Estado do Amazonas, o Plano Diretor e o Plano Municipal de Educação do munícipio de Tabatinga; na Colômbia, a Lei Geral da Educação, a Lei do Bilinguismo, a Lei Orgânica, e o Plano de Desenvolvimento de Leticia 2016-2019; no Peru, a Lei Geral da Educação, o Currículo Nacional de Educação Básica do Peru, Projeto Regional Educativo de Loreto e o Plano Nacional de Educação Intercultural Bilíngue ao 2021. Como principal resultado, foi possível observar a ausência de políticas voltadas para o contexto fronteiriço e para a gestão das línguas nesses espaços, além de uma forte hegemonia linguística pautada na ideologia neoliberal.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luana Ferreira Rodrigues, Universidade Federal do Amazonas

    Professora no curso de Letras- Língua e Literatura Espanhola, na Faculdade de Letras da Universidade Federal do Amazonas. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Amazonas (PPGL-UFAM). Licenciada em Letras Vernáculas com Espanhol como Língua Estrangeira Moderna (2011) e Mestra em Língua e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (2014). Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (2021). Coordena o Laboratório de Pesquisa sobre Formação de Professores, Plurilinguismo e Políticas Linguísticas na Amazônia (FORPPLAM).

Publicado

28-12-2022

Como Citar

Plurilinguismo e políticas linguísticas em contexto fronteiriço: o caso da tríplice fronteira do Alto Solimões. (2022). Revista Abehache, 22, 138-153. https://revistaabehache.com/ojs/index.php/abehache/article/view/444