A (des)criminalização do aborto pelas vozes do punk: análise comparativa entre o Brasil e a Argentina (1990-1999)

Autores

Palavras-chave:

Punk brasileiro, Punk argentino, Estudos discursivos, Estudos comparados, Aborto

Resumo

Este artigo apresenta uma análise discursiva comparativa da temática da (des)criminalização do aborto presente em uma canção de uma banda de punk argentina e outra de uma brasileira, ambas identificadas com o feminismo nos anos de 1990. Dessa maneira, analisamos as canções Direito ao aborto, da banda brasileira Kaos Klitoriano (1999), e Lady, do grupo argentino Fun People (1997) com base nos conceitos de polifonia (Ducrot, 1984), Aparelhos Ideológicos de Estado (Althusser, 1984) e formações imaginárias (Orlandi, 1999). Também nos apoiaremos em trabalhos desenvolvidos em campos como os da História, da Sociologia e da Filosofia a respeito dos feminismos latino-americanos e dos contextos de redemocratização no Brasil e na Argentina. Notamos que, a partir de um contexto de reabertura democrática recente tanto no Brasil quanto na Argentina – que propiciou o fortalecimento de movimentos de mulheres antes reprimidos pelas ditaduras civil-militares, bem como a troca de conhecimentos sobre os movimentos Riot Grrrl e Anarcofeminista – culminaram na produção de canções sobre a violência de gênero e, mais especificamente, sobre a questão do aborto ao longo da década de 1990. Conclui-se que a busca por retirar a culpa sentida pelas mulheres e deslocá-la ao aparelhamento estatal se apresenta como uma estratégia importante a caminho da defesa dos direitos reprodutivos de jovens sul-americanas que são diretamente afetadas pelo aborto inseguro.

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Publicado

27-11-2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A (des)criminalização do aborto pelas vozes do punk: análise comparativa entre o Brasil e a Argentina (1990-1999). (2023). Revista Abehache, 24. https://revistaabehache.com/ojs/index.php/abehache/article/view/453