Rompiendo barreras

comparatismo y cartografías literarias en América Latina

Autores

  • Eduardo Coutinho Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

América Latina, Comparatismo, Estudos Literários, Nova Historiografia

Resumo

Tem surgido nas últimas décadas um interesse cada vez maior pelas relações entre o Brasil e os países hispano-americanos nos planos econômico, social e político. Entretanto, estas relações ainda são tímidas no que diz respeito à esfera da cultura, e particularmente da produção literária. Não são muitos os textos que abordam a literatura brasileira e a dos diversos países hispano-americanos, buscando estabelecer um verdadeiro diálogo entre elas. No plano da historiografia literária, a questão é ainda mais complexa. Mas nessa área têm surgido recentemente algumas histórias, marcadas por novas concepções do gênero historiográfico e por uma perspectiva claramente comparatista que se caracterizam sobretudo por um forte sentido de inclusão e que vêm conquistando um espaço cada vez mais significativo nas letras do continente. Neste ensaio, teceremos algumas considerações sobre essa nova historiografia e sobre as contribuições que ela tem trazido para os estudos literários latino-americanos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Eduardo Coutinho, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Professor Titular Emérito de Literatura Comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde exerceu também, de 1990 a 1994, a função de Diretor Adjunto de Pós- Graduação. Além de sua atividade docente na UFRJ, tem sido Professor Visitante em diferentes universidades no Brasil e no exterior (La Habana, Cuba; Córdoba, Argentina; Bochum, Alemanha) e Distinguished Visiting Professor na University of Illinois-Urbana/Champaign, EUA. Foi Vice-Presidente da Oficina Literária Afrânio Coutinho (OLAC) e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística (ANPOLL), e membro do Conselho de Cultura do Estado do Rio de Janeiro. É membro fundador e Ex-Presidente da Associação Brasileira de Literatura Comparada (ABRALIC), Ex-Vice-Presidente da Associação Internacional de Literatura Comparada (AILC/ICLA), membro do PEN Clube Internacional, Membro da Academia Carioca de Letras e Consultor Científico de diversas agências de fomento à Educação (CAPES, CNPq, FAPERJ, FUJB).

Publicado

03-09-2023

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Rompiendo barreras: comparatismo y cartografías literarias en América Latina. (2023). Revista Abehache, 23, 38-50. https://revistaabehache.com/ojs/index.php/abehache/article/view/497