Rompiendo barreras

comparatismo y cartografías literarias en América Latina

Autores

  • Eduardo Coutinho Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

América Latina, Comparatismo, Estudos Literários, Nova Historiografia

Resumo

Tem surgido nas últimas décadas um interesse cada vez maior pelas relações entre o Brasil e os países hispano-americanos nos planos econômico, social e político. Entretanto, estas relações ainda são tímidas no que diz respeito à esfera da cultura, e particularmente da produção literária. Não são muitos os textos que abordam a literatura brasileira e a dos diversos países hispano-americanos, buscando estabelecer um verdadeiro diálogo entre elas. No plano da historiografia literária, a questão é ainda mais complexa. Mas nessa área têm surgido recentemente algumas histórias, marcadas por novas concepções do gênero historiográfico e por uma perspectiva claramente comparatista que se caracterizam sobretudo por um forte sentido de inclusão e que vêm conquistando um espaço cada vez mais significativo nas letras do continente. Neste ensaio, teceremos algumas considerações sobre essa nova historiografia e sobre as contribuições que ela tem trazido para os estudos literários latino-americanos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Coutinho, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor Titular Emérito de Literatura Comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde exerceu também, de 1990 a 1994, a função de Diretor Adjunto de Pós- Graduação. Além de sua atividade docente na UFRJ, tem sido Professor Visitante em diferentes universidades no Brasil e no exterior (La Habana, Cuba; Córdoba, Argentina; Bochum, Alemanha) e Distinguished Visiting Professor na University of Illinois-Urbana/Champaign, EUA. Foi Vice-Presidente da Oficina Literária Afrânio Coutinho (OLAC) e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística (ANPOLL), e membro do Conselho de Cultura do Estado do Rio de Janeiro. É membro fundador e Ex-Presidente da Associação Brasileira de Literatura Comparada (ABRALIC), Ex-Vice-Presidente da Associação Internacional de Literatura Comparada (AILC/ICLA), membro do PEN Clube Internacional, Membro da Academia Carioca de Letras e Consultor Científico de diversas agências de fomento à Educação (CAPES, CNPq, FAPERJ, FUJB).

Publicado

03-09-2023

Como Citar

Coutinho, E. (2023). Rompiendo barreras: comparatismo y cartografías literarias en América Latina. Revista Abehache, (23), 38–50. Recuperado de https://revistaabehache.com/ojs/index.php/abehache/article/view/497

Edição

Seção

Dossiê