A variação prosódica no ensino de espanhol como língua pluricêntrica

Authors

  • Natalia dos Santos Figueiredo UNILA
  • Estafania Vergara Sembergman Universidade Federal da Integração Latino-americana
  • Leidy Giohana Murillo Bocanegra Univerdidade Federal da Integração Latino-americana

Abstract

Este trabalho descreve parte dos resultados de pesquisa desenvolvida UNILA, sobre a variação prosódica do espanhol, com o objetivo, organizar um mapa entoacional dessas variedades muitas das quais não estão contempladas na literatura atual e principalmente no ensino de Espanhol como Língua Estrangeira – E/LE ou Espanhol como Língua Adicional – E/LA. A quantidade de descrição linguística é um indicador do grau de centralidade ou o caráter periférico que tem uma variedade nacional, considerada como dominante ou não dominante (ADELSTEIN, 2016), portanto, nos interessa descrever algumas dessas variedades consideradas não dominantes, mas que pertencem ao entorno de nossos estudantes. Analisamos os contornos entoacionais do ato de fala pedido, em variedades consideradas dominantes: Bogotá e Buenos Aires, e em uma variedade não dominante: Assunção, e utilizamos a descrição desses traços prosódicos na elaboração de recursos didáticos que contemplem a diversidade do espanhol aos estudantes.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Estafania Vergara Sembergman, Universidade Federal da Integração Latino-americana

    Estudante de graduação do Curso de Licenciatura em Letras Espanhol e Português como Línguas Estrageiras. Bolsista de iniciação científica.

  • Leidy Giohana Murillo Bocanegra, Univerdidade Federal da Integração Latino-americana

    Estudante de graduação do Curso de Licenciatura em Letras Espanhol e Português como Línguas Estrageiras. Bolsista de iniciação científica.

Published

2021-07-05

How to Cite

A variação prosódica no ensino de espanhol como língua pluricêntrica. (2021). Revista Abehache, 18, 81-107. https://revistaabehache.com/ojs/index.php/abehache/article/view/342