Panorama sobre os projetos de leis para implantação do ensino do espanhol nas redes de ensino estaduais (2017-2020)

Autores

  • Ayrton Ribeiro de Souza Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Ensino de espanhol como língua estrangeira, Língua Espanhola, Legislação Educacional

Resumo

Após a revogação da Lei Federal Nº 11.161/2005 (“Lei do Espanhol”) pela Lei Nº 13.415 (Lei do Novo Ensino Médio) em 26 de fevereiro de 2017, as comunidades escolares se mobilizaram pela manutenção da oferta do espanhol em seus respectivos estados. O presente artigo visa analisar os projetos de lei que propõem a implantação do ensino da língua espanhola nos currículos das redes de ensino nas Assembleias Legislativas de dezesseis estados brasileiros (Alagoas, Paraíba, Rondônia, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Pernambuco, Minas Gerais, Piauí, Pará, Ceará, Goiás, Amazonas, Paraná e Bahia). De forma geral, os projetos representam uma iniciativa de resistência por parte das comunidades escolares e universitárias brasileiras em prol de uma política educacional plurilíngue no Brasil, em contraste com um cenário que privilegia a oferta exclusiva do inglês como língua estrangeira no sistema educacional brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ayrton Ribeiro de Souza, Universidade de São Paulo

Doutorando do Programa em Integração da América Latina da Universidade de São Paulo (PROLAM–USP). Professor do curso de Licenciatura em Letras Português-Espanhol do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), câmpus Avaré. Pesquisador do grupo Ensino-aprendizagem de línguas e interdisciplinaridade: a formação do professor (EALIFP-CnPq).

Publicado

24-11-2021

Como Citar

Ribeiro de Souza, A. (2021). Panorama sobre os projetos de leis para implantação do ensino do espanhol nas redes de ensino estaduais (2017-2020). Revista Abehache, (19), 175–201. Recuperado de https://revistaabehache.com/ojs/index.php/abehache/article/view/373