As sendas da memória em Maria Lúcia Medeiros: vestígios autobiográficos nos contos "Crônicas De Minha Passagem" e "Casa Que Já Foste Minha"

Autores

  • MAYRA TAVARES UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo analisar os contos: “Crônicas de minha passagem” e “Casa que já foste minha”, autoria de Maria Lúcia Medeiros. Enfatizando a análise de como a autora transfere para a narradora-personagem os principais momentos de sua trajetória, o que confere aos seus contos uma possibilidade de encontro autobiográfico. O conto “Crônicas de minha passagem” trata de uma memória vivenciada na infância, permeada de contextos que marcaram a meninice da narradora-personagem. Quanto ao conto “Casa que já foste minha”, expõem uma memória com lembranças amadurecidas de um passado não tão distante. Portanto, o que propomos neste trabalho, a partir do texto literário de Maria Lúcia Medeiros, é traçar um percurso de vestígios autobiográficos a partir das recordações incutidas nos contos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

28-07-2022

Como Citar

As sendas da memória em Maria Lúcia Medeiros: vestígios autobiográficos nos contos "Crônicas De Minha Passagem" e "Casa Que Já Foste Minha". (2022). Revista Abehache, 21. https://revistaabehache.com/ojs/index.php/abehache/article/view/408