El género entrevista en YouTube como herramienta para la enseñanza de la cortesía lingüística en las clases de español como lengua extranjera

Autores

  • Victor Hugo da Silva Coelho Universidade Federal do Pará
  • Carlos Cernadas Carrera Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

Pragmática, Polidez linguística, YouTube, Espanhol como língua estrangeira

Resumo

Este artigo visa apresentar uma proposta de aula de espanhol como língua estrangeira (ELE), utilizando o gênero entrevista no YouTube como ferramenta de abordagem de aspectos pragmáticos da língua, especialmente a polidez linguística. Para tanto, considerações acerca de como a dimensão pragmática é trabalhada no contexto do ensino-aprendizagem de LE e aspectos relacionados à teoria da polidez linguística são apresentados, além de conceitos e definições sobre as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs). Dessa forma, a partir de um vídeo de entrevista da atriz e cantora mexicana Anahí Portilla, as áreas da pragmática, do ensino-aprendizagem de LE e das tecnologias se encontram, resultando em uma proposta de atividade de ensino que pode oportunizar o desenvolvimento da competência pragmática de alunos de espanhol como língua estrangeira.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Victor Hugo da Silva Coelho, Universidade Federal do Pará

    Mestrando em Letras: Estudos Linguísticos no Programa de Pós-Graduação em Letras (PGGL) da Universidade Federal do Pará (UFPA), instituição em que também graduou-se em Licenciatura em Letras - Língua Inglesa. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, com pesquisas relacionadas ao uso de recursos didático-tecnológicos para o ensino de línguas estrangeiras. Atualmente investiga na área de interseção da pragmática e do ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras, e é membro do projeto de pesquisa “A utilização dos recursos didático-tecnológicos no ensino de espanhol na Amazônia” (UFPA) coordenado pelo Prof. Dr. Carlos Cernadas Carrera.

  • Carlos Cernadas Carrera, Universidade Federal do Pará

    Professor da Universidade Federal do Pará (UFPA), instituição onde atua como docente permanente na Faculdade de Letras Estrangeiras Modernas (FALEM) e no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL). Mestre em Lingüística y sus Aplicaciones, pela Universidade de Vigo - Espanha e Doutor em Letras pela Universidade Federal do Pará. Tem experiencia na área da Linguística Aplicada, com pesquisas relacionadas com a formação docente e as práticas pedagógicas no ensino-aprendizagem de línguas adicionais, e na área da Sociolinguística das línguas em contato, especialmente em contextos de diáspora. Atualmente coordena o projeto de pesquisa “A utilização dos recursos didático-tecnológicos no ensino de espanhol na Amazônia” (UFPA).

Publicado

28-12-2022

Como Citar

El género entrevista en YouTube como herramienta para la enseñanza de la cortesía lingüística en las clases de español como lengua extranjera. (2022). Revista Abehache, 22, 169-181. https://revistaabehache.com/ojs/index.php/abehache/article/view/446