Fonologia do uso e teoria dos exemplares: a interfonologia das vibrantes de professores potiguares

Autores

Palavras-chave:

Espanhol como língua estrangeira, Português brasileiro, Interfonologia rótica

Resumo

Este artigo tem como objetivo geral analisar a realização das vibrantes por professores potiguares de espanhol. Dessa forma, tomando como base a Fonologia de Uso (Bybee, 2001) e o Modelo de Exemplares (Pierrehumbert, 2001), partimos da seguinte questão-problema: como a frequência de ocorrência, a experiência de uso e os contextos fonotáticos influenciam na emergência das vibrantes em professores potiguares do espanhol? Como metodologia, optamos por uma pesquisa qualiquantitativa, quase-experimental. Temos como informantes dez professores de espanhol, sendo cinco de escolas públicas e cinco de cursos livres. Para a coleta do corpus, utilizamos dois experimentos: fala controlada e semi-espontânea. Como resultados, observamos uma correlação negativa entre o Índice de Realização Não-Padrão e o Índice de Experiência de Uso no Questionário. Todavia, essa correlação não é linear e apresenta comportamentos individuais inesperados, somente observados na análise qualitativa realizada.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • José Rodrigues de Mesquita Neto, UERN

    Doutor em Letras pela UERN, campus de Pau dos Ferros (2020). Realizou estágio de pós-doutoramento sob supervisão da prof. Dr. Ana Graça Canan pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (UFRN), desenvolvendo estudos sobre ensino de pronúncia em IES do RN. Atua como membro do Grupo de Pesquisa em Estudos Aplicados em Línguas Estrangeiras (EALE), vice-líder do Núcleo de estudos e pesquisa de espanhol como língua estrangeira no Brasil (NUPELE) e membro pesquisador do Grupo de pesquisa PROVALE - Prosódia, variação e ensino. Professor do curso de Letras/Língua Espanhola da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, professor permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGE) e professor do Programa de Mestrado Profissionalizante em Letras (ProfLetras).Já atuou como professor conteudista e formador da Universidade Aberta do Brasil pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba e pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). 

Publicado

29-08-2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Fonologia do uso e teoria dos exemplares: a interfonologia das vibrantes de professores potiguares. (2024). Revista Abehache, 26. https://revistaabehache.com/ojs/index.php/abehache/article/view/521